segunda-feira, 6 de junho de 2011


Começou nesta segunda-feira (30), o Curso de Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para funcionários doPorto de Vitória. As aulas do curso, ministrado pela Caesar LIBRAS, são dadas no auditório da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).


Com grande expectativa , os funcionários da Codesa, aprendizes da língua de sinais, se surpreenderam com a dinâmica do curso. Na abertura da aula, Joaquim Cesar Cunha, diretor da Caesar LIBRAS, prestou um breve esclarecimento sobre a Língua , começando por uma explanação sobre seu surgimento e reconhecimento na sociedade.

Em seguida o instrutor Diego Lima Simões, assumiu o comando e ensinou os primeiros passos da LIBRAS. Com muita atenção, os funcionários participantes conheceram, de maneira lúdica, as primeiras formas, letras e gestos da linguagem.

O maior destaque do primeiro dia do curso foi a interação da turma.Sob orientação do instrutor, os alunos formaram duplas e gesticularam seus nomes, uns aos outros. Sendo o início prático do aprendizado, o momento foi de muita descontração sem que se perdesse foco do conteúdo proposto pelo curso.

Para Cesar, a importância da comunicação com surdos é fundamental e ao mesmo tempo tocante: “As dificuldades que algumas pessoas têm para conseguir se comunicar, através da fala, devem ser levadas em consideração pela sociedade. Quando aprendemos a língua de sinais, além nos surpreender com nossa própria capacidade, notamos o quão belo é o diálogo através desta língua. Realmente é um aprendizado apaixonante.”


A Caesar LIBRAS está há 12 anos no Espírito Santo e atua há 11 no ramo empresarial.


Legislação

Com a aprovação da Lei n° 10436/02, passou a ser obrigatório que ao menos 5% dos funcionários, de instituições municipais, estaduais e federais, estejam aptos a conversação através da LIBRAS. Além disto, de acordo com o Decreto n° 5626, fica determinado que haja o curso de Língua de Sinais Brasileira no ensino superior.

Um comentário:

  1. Olá gostaria de saber se há cursos de libras aqui em Guarapari. Meu email thalita-corradi@hotmail.com.
    Grata

    ResponderExcluir