quinta-feira, 29 de julho de 2010

ASL Lingua de Sinais Americana

Linguagem dos sinais
Durante séculos, os deficientes auditivos ou surdos se basearam na comunicação com os outros através de dicas visuais. Conforme a comunidade dos surdos cresceu, as pessoas começaram a padronizar os sinais, construindo um vocabulário e gramática ricos, que existem independentemente de qualquer outra língua.

Existem centenas de linguagem de sinais. Onde houver comunidades de surdos, você os encontrará se comunicando com vocabulário e gramática específicos. Dentro de um mesmo país, encontramos variações regionais e dialetos: como em qualquer língua falada, é possível encontrar pessoas em regiões diferentes que transmitem o mesmo conceito de formas distintas.

Não há uma correlação direta entre as linguagens naturais de sinais e as línguas faladas: os usuários das linguagens de sinais se comunicam através de conceitos, e não de palavras. Embora seja possível interpretar a linguagem dos sinais para uma língua falada como o inglês e vice-versa, tal interpretação não seria uma tradução direta.
A linguagem americana de sinais é uma linguagem visual que incorpora gestos, expressões faciais, movimentos da cabeça, linguagem corporal e até o espaço ao redor do falante. Os sinais manuais são a base desta linguagem.

ASL Americana




O alfabeto é uma importante série de sinais. Alguns sinais manuais de letras parecem com a forma escrita de sua respectiva letra. Quando você usa os sinais manuais de letras para formar uma palavra, você está soletrando com os dedos. Soletrar com os dedos é útil para sinalizar nomes (em inglês) ou para perguntar a alguém o sinal de um conceito específico. A ASL utiliza sinais de uma mão para cada letra do alfabeto, mas algumas outras linguagens de sinais usam ambas as mãos para algumas letras. Muitas pessoas acham que soletrar com os dedos é o obstáculo mais difícil no aprendizado dos sinais, uma vez que os usuários desta linguagem são muito rápidos ao soletrar com os dedos.



Site muito legal sobre a linguagem de sinais;

8 comentários: