sábado, 10 de julho de 2010

Oralismo e Leitura Labial



leitura labial é uma técnica aplicada principalmente por surdos, em que sons e palavras emitidas pelo interlocutor são captadas pela leitura (interpretação) dos movimentos de seuslábios.
Estudos demonstram que mesmo o leitor labial mais experiente consegue captar apenas em torno de 50% do que se é dito. Boa parte de sua habilidade está ligada à sua capacidade de intuir o que esta sendo dito, completando o restante, proferido de maneira ilegível, ou mesmo naturalmente irreconhecível. Sons como “p” e “m”, “d” e “n” e “s” e “z”, podem ser facilmente confundidos entre si.


Processos

Pessoas com visão normal, a audição e as habilidades sociais, inconscientemente, utilizar as informações dos lábios e rosto para ajudar à compreensão auditiva na conversação diária, e mais fluentes falantes de uma língua são capazes de speechread até certo ponto. (Veja o efeito McGurk.) Cada som da fala (fonema), tem uma particular faciais e posição da boca viseme (), apesar de muitos fonemas compartilhar o viseme mesmo e, portanto, são impossíveis de distinguir de informação visual sozinho. Soa cujo ponto de articulação é dentro da boca ou da garganta não são detectáveis, tais como consoantes glótica. Sonoras e surdas pares parecem idênticos, tais como] [p e [b], [k] e [g], [t] e [d], [f] e [v] e [s] e [z] ( Inglês Americano), também para nasalização. Foi estimado que apenas 30% a 40% dos sons no idioma Inglês são distinguíveis de vista só, a expressão "onde há vida, há esperança" parece idêntico ao "onde está o sabonete de alfazema" na maioria dos dialetos do Inglês. Autor Henry Kisor intitulou seu livro O que é que ao ar livre Pig?: A Memoir de surdez em referência à audição errada à pergunta: "Que barulho é esse grande alto?" Ele usou esse exemplo no livro para discutir as deficiências do speechreading.

Assim, uma speechreader deve usar sinais do ambiente e um conhecimento daquilo que é susceptível de ser dito. É muito mais fácil para speechread frases usuais, tais como saudações de expressões que aparecem de forma isolada e sem apoio de informação, tais como o nome de uma pessoa que nunca conheceu antes. Speechreaders que cresceram surdo pode nunca ter ouvido a língua falada e é provável que sejam fluentes em, o que torna speechreading muito mais difícil. Devem também aprender a visemas individual pela formação consciente em um contexto educacional. Além disso, speechreading tem um monte de foco, e pode ser extremamente cansativo. Por essas e outras razões, muitas pessoas surdas preferem utilizar outros meios de comunicação com os não-signatários, como mímica e do gesto, escrita e intérpretes de língua gestual. Ao conversar com um speechreader, boca exagerada de palavras não é considerado para ser útil e pode de fato obscuro pistas úteis. No entanto, é possível aprender a enfatizar dicas úteis - isto é conhecido como lábio falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário