sábado, 21 de maio de 2011

Artistas surdos encenam peça teatral em Vila Velha


A inexistência de barulho é um desejo para muitos, mas para os surdos é uma rotina diária de desafios e de adaptação a uma realidade cada vez mais insurdecedora. Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no último dia 26 de setembro, funcionários com deficiência auditiva da Chocolates Garoto e outros convidados assistiram a um espetáculo encenado por atores surdos, nesta quarta-feira (30).



A peça bilíngue "Nelson 6 Ao Vivo" é estrelada pelo ator surdo Nelson Pimenta e narrada em "off" pelo professor Luiz Carlos Freitas. A encenação trata a questão da surdez de forma bem humorada. A reportagem conversou com Pimenta por meio da tradutora Fernanda Nogueira, e ele nos contou como é a sensação em cima do palco.

"O público é algo diferente na peça mostrando um surdo por meio da língua de sinais e mostra a história. Em vários lugares e outras cidades as pessoas gostam pois estou apresentando a cultura e a identidade surda. É legal que é um teatro bilíngue, então não tem separação de surdo e ouvinte. Eles podem conhecer mais a cultura surda e o público gosta bastante", disse o ator.

O ator Nelson Pimenta se especializou em encenação para surdos em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e atualmente transmite esse ensinamentos por meio de palestras no país. "Quando eu comecei antes da formação e aqui no Brasil não existia uma especialização com foco no surdo ator. Tive que ir para os EUA onde procurei uma formação e vi que lá essa questão do surdo ator é grande e trouxe isso para o Brasil."

O Dia Nacional do Surdo é comemorado em todo o país no dia 26 de setembro, data em que foi inaugurada a primeira escola para surdos no Brasil. A data relembra as lutas por melhores condições de vida, saúde, trabalho, dignidade, educação e cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário